sábado, 2 de março de 2013

Dezesseis Luas

Postado por Sarah Potter às sábado, março 02, 2013
Oiiiiii
Fazia meses que eu queria esse livro, por isso pedi de natal para o meu papai s2.
Mas nós procuramos em vários shoppings e o livro estava esgotado em todos, para o meu desespero! Mas consegui achar pelo submarino, o que foi um alivio já que antes também estava esgotado lá. O livro chegou no começo de fevereiro e eu não perdi tempo. Devorei o livro com uma ansiedade que raramente acontece hoje em dia quando leio algo, já que as estórias estão se repetindo muito. A resenha pode ter spoilers mas eu tentei revelar o menos possível.
Dezesseis Luas é um livro que superou minhas expectativas, me causando um surpreendente impacto com o chocante final e a irresistível história de amor proibido que é intensa e inevitável com uma narrativa rica e bem trabalhada. É o tipo de livro que eu adoro e um gênero que tem minha preferencia: uma estória envolvente, uma paixão de tirar o folego, magia, maldições, escolhas, destino, bullying, problemas familiares, os limites das amizades e de como o amor pode converter as pessoas. Luz e trevas. Bem e mal.
Ethan Wate me conquistou totalmente. Tem 16 anos e vive uma vida normal. Ele é um garoto meio solitário com seus pensamentos, mesmo sendo popular e tendo amigos. Vive, em seu tempo sozinho, rodeado de livros e tem um mapa marcado com vários pontos de lugares que ele deseja ir ou estar. Ele odeia a pequena cidade pacata, Gatlin, no sul dos Estados Unidos, onde ele mora desde que nasceu. E onde todo mundo se conhece. E onde ninguém tem segredos. Onde nada nunca acontece. Até que chega a sobrinha do recluso da cidade. Lena Duchannes é a garota dos sonhos de Ethan. Literalmente. Uma garota bonita, misteriosa e estranha. Ela aparece constantemente nos sonhos dele. Sonhos reais demais para serem ignorados. Como Lena é totalmente ignorada e ridicularizada pelos colegas de escola por ser diferente e sobrinha de Macon Ravenwood, o recluso da cidade e que ninguém sabe nada (ele pode até ser um vampiro), Ethan começa a se aproximar dela e seus sentimentos por ela crescem cada vez mais. Mas a família de Lena não é só diferente e excêntrica. Eles tem um segredo e uma maldição. Eles são Conjuradores, que é um termo maios ou menos para definir bruxos. E uma maldição que passa de geração á geração da família deles. Todo Conjurador ''normal'', quando completa dezesseis anos, tem que passar pela Invocação que decidirá o destino deles pelo resto da vida. Uma escolha de Luz ou Trevas que vai mudar totalmente, não só a vida do invocado, mas como ele próprio. Mas a família de Lena não tem essa escolha. A maldição deles é que ninguém sabe de que lado vai ficar. Se será invocado pelo bem ou pelo mal. E depois de ser invocado, não tem mais volta. A pessoa muda completamente, e principalmente pra pior se for para o lado das trevas. Ethan e Lena embarcam em uma perigosa jornada para tentar quebrar a maldição, ou achar uma brecha, para que Lena não vá para as trevas e deixe de ser a garota que vive escrevendo poemas e por quem ele acabou perdidamente apaixonado. Mas o tempo é curto até o aniversário de dezesseis anos dela. E eles terão que permanecer juntos para que um perigo maior não acabe causando problemas ainda mais desastrosos. Ao decorrer do livro fiquei cada vez mais presa nas páginas indescritivelmente incríveis desse livro maravilhoso. Os personagens são cativantes e cada um me conquistou de jeitos diferentes, sendo eles bons ou ruins.
Ethan é o narrador do livro, em primeira pessoa, e eu particularmente tenho preferencia pelas narrações feitas pelo ponto de vista  masculino pois eu acho mais marcantes e envolventes. Ele mostra o que as pessoas querem ver, mas por dentro é totalmente diferente. Ele é sensível e adora livros, sonhando em viajar pelo mundo e encontrar uma garota com quem ele possa conversar e até mesmo amar. E quando ele a encontra ele não desiste dela, mesmo quando Lena faz de tudo para ele se afastar dela. E eu amo como ele tenta fazer de tudo pela Lena, todo cuidadoso e protetor com ela.
Lena é doce, forte e determinada e o tempo muda de acordo com seu humor, sem que ela tenha total controle sobre isso. As pessoas da cidade fazem de tudo para intimida-la por ser diferente, mas ela só quer ser normal. Ela anda sempre com um colar cheio de ''tralhas'' de momentos especiais que marcaram sua vida. Como minha amiga Carol sempre diz, estamos sempre tentando achar algo que temos em comum com os personagens dos livros. E eu tenho que admitir que ela pode estar certa. Eu consegui me identificar com Lena, não só porque também coleciono coisas inúteis de momentos especiais e vivia escrevendo poemas com meu um caderninho, mas porque ela também quer ser aceita por quem ela é e não por quem ela tem que ser. Ela pode sempre contar com seu amado Ethan.
Macon, tio de Lena, é um tanto sombrio e misterioso e guarda muitos segredos mas seu amor e preocupação com Lena são visíveis para qualquer um.
Amma, governanta da casa de Ethan, mostra que também guarda seus segredos mas sempre cuidou bem dele e de seu pai, principalmente depois que a mãe dele morreu. Mas ela e Macon querem fazer de tudo para que nosso casal protagonista não fiquem juntos.
Link é o melhor amigo de Ethan, e sua mãe é uma mulher odiosa que diz que Rock e Harry Potter são coisas que não incentivam o bem nas pessoas. Mas ele apoia Ethan em tudo e é o único amigo verdadeiro que ele tem já que o aproximamento dele com Lena acabou afastando todos de perto dele. Link é engraçado e no final terá um papel importante á desempenhar.
Personagens comuns começam a ficar interessantes e misteriosos e essa pacata cidade pode ter mais segredos do que qualquer um.

''Eu não podia perdê-la. Não queria. Só o pensamento de não poder mais tocar nela me enlouquecia.''

'' Ultimamente, uma corrente forte corria entre nós e era difícil saber o que era eu e o que era ela.'' 

''Beijei-a de novo, puxando-a apara meus braços. Beijá-la era como respirar. Eu tinha que fazer. Não conseguia evitar.''

''Eu tinha Lena. Ela era poderosa e bonita. Cada dia era apavorante e cada dia era perfeito.''

Até agora esse foi o melhor livro que eu li em 2013, eu sei que ainda é começo de ano mas eu tenho certeza que esse livro me marcou de um jeito que poucos livros me marcaram tão intensamente. Virou um dos meus preferidos. Eu sei que eu tenho postado pouca coisa mas é que eu estou revesando muito meu pouco tempo livre em ler, assistir filmes e séries e desenhar.
A capa do livro é sensacionalmente maravilhosa e a escrita e criatividade dessas novas escritoras, Kami Garcia e Margaret Stohl, me conquistou totalmente!
Bom, então beijinhos da garota Conjuradora!!!











0 comentários:

Postar um comentário

 

Era Uma Vez Alguma Coisa Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos